A Vinícola Santa Bruna, localizada chamado circuito das frutas, no interior de São Paulo, difunde na região o famoso conceito de Agroturismo. Muito difundido na região da Toscana, na Itália, o conceito ganhou força no Circuito da Uva e do Vinho no Rio Grande do Sul e começa a ganhar força no Estado de São Paulo.
Índice desta matéria
Vinícola Santa Bruna
Com 120 mil m² dispostos em um charmoso vale cercado pela natureza, o lugar conta com adega, restaurante, lago para pesca esportiva, gruta, uma área de mata preservada, além de dezenas de nascentes de água. Aliás, as águas que nascem nos terrenos da Santa Bruna são a principal matéria prima para a produção de um dos mais deliciosos vinhos artesanais do interior paulista.
Sonho de um casal
Fruto de um sonho do casal Anôr e Alice, a vinícola foi fundada no início da década de 1990, produzindo apenas vinhos com a uva Niágara. Com o apoio de um amigo, o trabalho foi se desenvolvendo e, então, iniciou-se a plantação dos tipos: Bordô, Cabernet, Santa Isabel e Niágara. A visita é uma oportunidade única dos visitantes conhecerem de perto os parrerais e vivenciarem como se realiza o processo de produção. Além dos vinhos, a Santa Bruna produz um dos mais puros vinagres de vinho do Brasil.
Rótulos
Hoje, a vinícola produz sete rótulos: Branco de Mesa Seco Lorena, Branco de Mesa Suave Lorena, Branco de Mesa Seco, Branco de Mesa Suave, Rose Seco de Mesa, Rose Suave de Mesa e Bordô Seco de Mesa. Os visitantes são convidados a degustar os vinhos, e podem também provar petiscos variados que são servidos numa agradável varanda.
Restaurante oferece o melhor da gastronomia italiana
Muito além de comercializar seus produtos, o espaço dedicado à gastronomia rural é perfeito para um passeio em família ou entre amigos. Em seu restaurante, o visitante pode degustar massas, carnes e peixes, sempre harmonizados com os vinhos de sua produção. Os principais pratos são o Filé a Parmegiana e as massas frescas preparadas com tomates selecionados e orgânicos.