Mazzaropi é homenageado em evento a realizar-se no Museu de Taubaté

Quem gosta de cinema já pode se preparar. A 26ª Semana Mazzaropi acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de abril no Museu Mazzaropi, localizado em Taubaté, no interior de São Paulo. Esta pode ser uma excelente alternativa de entretenimento e lazer para quem está buscando alguma atração interessante fora da capital de São Paulo.

Museu Mazzaropi em Taubaté

Neste ano, o evento homenageia os 107 anos do nascimento de Amácio, um dos maiores e mais conhecidos cineastas do Brasil.

Evento acontece no Museu Mazzaropi, em Taubaté
Evento acontece no Museu Mazzaropi, em Taubaté

A programação conta com shows de música e de stand up, além de oficinas de cinema gratuitas com renomados profissionais da área, sobre temas como “roteiro”, “produção”, “direção” e “montagem”. Pela primeira vez, simultaneamente, o museu também receberá o 1° Festival Curta Mazzaropi, uma mostra competitiva que terá seus ganhadores revelados no dia 7 de abril.

Semana Mazzaropi homenageia os 107 anos de Amácio Mazzaropi
Semana Mazzaropi homenageia os 107 anos de Amácio Mazzaropi

Criado em 1992 e mantido atualmente pelo Instituto que leva o nome do artista, o museu busca resgatar e divulgar as obras e a influência do intérprete do icônico personagem Jeca Tatu. O acervo, que conta com mais de 20 mil itens, retrata a história do artista por meio de fotos, filmes, documentos, objetos cênicos e equipamentos.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3634.3447, site oficial ou via email.

O Museu foi criado em 1992 por João Roman Júnior como uma forma de homenagear seu velho amigo, o cineasta brasileiro Amácio Mazzaropi.

A amizade de longa data tinha como ponto de encontro as serestas noite adentro em São Luiz do Paraitinga (SP), às quais não faltavam o compositor Elpídio dos Santos, criador das músicas para os filmes de Amácio e o maestro Fêgo Camargo, pai da apresentadora de TV, Hebe Camargo.

Nessa saudosa época, ninguém imaginava que o local dos estúdios da PAM Filmes seria comprado por João Roman Júnior, e usado para abrigar o Hotel Fazenda Mazzaropi ®. Os filhos de João Roman Júnior dão continuidade ao trabalho de resgate e divulgação da obra de Amácio, acreditando na importância da preservação da memória deste personagem do cinema brasileiro.

No acervo há mais de 20.000 itens, entre fotos, filmes, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos que “contam” boa parte da carreira do artista. O museu é aberto à visitação pública de terça a domingo, das 8h30 às 12h30, com horário diferenciado para grupos e promove constantemente o atendimento a interessados em conhecer mais sobre a história do cinema nacional.

SERVIÇO

Museu Mazzaropi em Taubaté
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim, Taubaté/SP
Telefone: (12) 3634-3447
E-mail: clique aqui para enviar um email
Horários: terça a domingo, das 8h30 às 12h30. Fechado às segundas-feiras.
Valores: R$ 11 inteira e R$ 6 estudante e professor. Crianças até 7 anos e idosos não pagam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here