Rota da Baleia Franca apresentou a temporada 2018 na WTM

Por Noticia de Viagem

A Rota da Baleia Franca – roteiro que integra os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba, em Santa Catarina – esteve presente na 6a edição da World Travel Market Latin America, o principal evento mundial do setor de viagens da América Latina, ocorridos entre os dias 3 e 5 de abril de 2018, no Expo Center Norte, São Paulo. Por meio de representantes de seu trade turístico, o destino fez o lançamento de sua Temporada 2018 de Observação de Baleias— que acontece entre julho e novembro, período em que mães e filhotes desses animais podem ser vistos em muitos pontos de observação espalhados pelos três municípios, proporcionando aos turistas uma experiência inesquecível de contemplação e integração profunda com a natureza.

Rota da Baleia Franca

Fruto do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias do Litoral Catarinense — realizado pelo SEBRAE/SC e pelo Governo do Estado de SC, com o apoio das Prefeituras de Laguna, Imbituba e Garopaba —, a Rota da Baleia Franca é um roteiro que percorre a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, no litoral sul de SC, a aproximadamente 70km de Florianópolis. Com paisagens deslumbrantes repletas praias, trilhas, lagoas, dunas, enseadas e baías, a Rota oferece um rico cardápio de atrativos, empreendimentos e serviços para atender aos visitantes na temporada de julho a novembro — período em que a região se transforma no “berçário” da Baleia Franca. Além desse espetáculo, a Rota oferece muitas atividades para os amantes de aventura e esportes, assim como um rico patrimônio histórico e cultural, gastronomia típica baseada em frutos do mar, opções de compras e inúmeros hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos.

Imbituba - Praia do Rosa - acervo PROA

Imbituba faz parte da Rota da Baleia Franca – Praia do Rosa – acervo PROA

Imbituba

A Capital Nacional da Baleia Franca possui nove praias paradisíacas, entre elas a Praia do Rosa, considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo. Oferece atividades na natureza, como cavalgadas, trilhas, passeios de barco e paraquedismo, sendo também ideal para o surfe. É onde está localizado o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca. Além disso, a região tem ainda mirantes em diversas praias para observação de baleias. Outro destaque é a Praia de Ibiraquera, a melhor para windsurfe do Brasil,, conta com uma gama de serviços e equipamentos de hospedagem, e destaque para a culinária regional nos aconchegantes restaurantes.

Laguna: Pesca com Boto Bocão

Laguna: Pesca com Boto Bocão

Laguna

Destaca-se pelo conjunto de 600 prédios em seu Centro Histórico, patrimônio nacional tombado pelo IPHAN, bem como pela famosa atividade da pesca interativa com botos e pelos ótimos locais de observação de baleias. A beleza natural desta faixa litorânea também chama a atenção, especialmente nas praias de Itapuã, do Cardoso, da Cigana, do Ipuã e do Farol, onde está localizado Farol de Santa Marta, um dos ícones turísticos do destino e local de grande importância para a prática do surfe. Além disso, Laguna conta com comércio pungente, com um dos melhores carnavais do sul do Brasil.

Rota da baleia franca: baleia com seu filhote - Créditos: Claudio Lima

Foto da baleia franca e filhote – Créditos: Claudio Lima

Garopaba

A natureza é o grande atrativo de Garopaba, que ainda conserva a tranquilidade e a religiosidade das antigas vilas de pescadores em meio a praias de grande beleza natural. As praias de Garopaba, do Silveira, da Ferrugem, da Gamboa, do Siriú e do Ouvidor são ótimas para surfe e algumas delas também são ótimas para o sandboard, mergulho e passeios de barco. Além disso, o voo livre e a observação de baleias são algumas das a atividades a serem praticadas na região. Garopaba também tem casario colonial, engenhos de farinha centenários, um quilombo e boas opções de compras, gastronomia e vida noturna.

Treeking em Garopaba

Treeking em Garopaba

A Baleia Franca

A Baleia Franca recebeu esse nome por ser um animal dócil e de hábitos costeiros. Porém, tais características a tornaram presa fácil para a caça em outras épocas. Existem atualmente poucos locais no mundo onde se pode fazer a observação dessas baleias, pois suas populações foram extremamente reduzidas em função da caça. As principais áreas de concentração são, além do litoral catarinense, Argentina, Uruguai, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

As baleias franca migram entre áreas de reprodução e alimentação, e os fatores que influenciam a escolha pelo litoral catarinense são a temperatura amena e águas calmas e rasas, que propiciam um ambiente adequado para os filhotes. Elas se distinguem de outras espécies principalmente pelas calosidades características da cabeça, que formam um padrão único para cada animal (como a nossa impressão digital), permitindo a identificação individual.

Maiores informações podem ser obtidas em http://rotabaleiafranca.com.br/

Leia também

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, AceitarLeia Mais

Politica de Privacidade e Cookies