Primeira caminhada experimental do Caminho das Missões no Paraguai

A Primeira Caminhada Experimental no Paraguai do Caminho das Missões  foi iniciada no último dia 20. Serão 13 dias de caminhada passando por 7 locais que haviam povos missioneiros e que ainda guardam impressionantes vestígios daquela experiência única na Humanidade.

Primeira Caminhada experimental abre mais rotas internacionais

Neste momento, caminhadas experimentais serão realizadas no lado do Paraguai, a partir de San Ignacio Guazú, através do território reducional nos departamentos de Misiones e Itapúa, atingindo a costa com a Argentina em Bela Vista-PY, passando a Córpus Christi -AR, chegando a San Ignácio, onde será encerrado após 13 dias de caminhada.

Primeira Caminhada experimental no Paraguai
Primeira Caminhada experimental no Paraguai

Interligação entre a primeira e a última redução jesuítico-guarani

A importância do que acontecerá entre a primeira caminhada experimental, iniciado dia 20 de agosto, e a segunda, com previsão de início para outubro, é que o conjunto do “Caminho das Missões Internacional” se estabelecerá com o itinerário completo unindo o antigo sonho de interligar a primeira  à última redução jesuítico-guarani.

Primeira Caminhada experimental do Caminho das Missões no Paraguai
Primeira Caminhada experimental do Caminho das Missões no Paraguai

Integração do conjunto dos 30 povos

Em uma fase posterior, uma nova etapa será trabalhada em um novo tramo ao Sul da Argentina, começando em Yapeyú e que se juntará ao caminho atual brasileiro em São Borja, produzindo a integração do conjunto dos 30 povos.

Andar a pé ou de bicicleta pelas antigas estradas dos jesuítas e índios guaranis é o que os peregrinos fazem fizeram nas terras vermelhas das Missões nestes últimos dezessete anos. Entre cidades Patrimônio Cultural da Humanidade e nacionais, sítios arqueológicos, museus, paisagem e cultura do mundo missioneiro, permitindo um verdadeiro mergulho na formação da América Latina.

Primeira Caminhada experimental do Caminho das Missões no Paraguai
Primeira Caminhada experimental do Caminho das Missões no Paraguai
As Missões

As Missões foram constituídas pelos jesuítas a partir das utopias de Morus, Bacon e Campanella. Lugon disse que foi a mais original das sociedades realizadas. Charlevoix e Muratori a reconheceram como um modelo sem precedentes da sociedade cristã.

A revista Lés Lettres Edificantes et Curieuses, dirigida pelos jesuítas na Europa, comparava os guaranis aos primeiros cristãos e descreva suas comunidades como “a realização ideal do cristianismo”. Voltaire afirmou que o projeto jesuíta-guarani foi um “triunfo da humanidade”.

Caminho das Missões

Neste momento está se lançando a internacionalização do ‘Caminho das Missões’, um sonho desde 2002 que vinha sendo realizado do lado brasileiro com 14 dias que partem de San Borja, 8 dias de São Nicolau e 3 dias de São Miguel, sempre chegando a Santo Ângelo. Muito mais do que um passeio turístico, o Caminho das Missões é um itinerário interativo onde a superação de desafios pessoais proporciona uma experiência inigualável de liberdade e autoconhecimento.

Acompanhe as caminhadaswww.facebook.com/caminhodasmissoes

Para maiores informações, entre em contato com caminho@caminhodasmissoes.com.br , pelo fone (55) 3312 96 32 ou  whatsapp (55) 98403 8528.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here