De origem vulcânica e situado em meio ao Oceano Atlântico, o Arquipélago da Madeira é repleto de cenários naturais incríveis: florestas, montanhas, vales, penhascos e praias que se unem em paisagens belíssimas que mais parecem saídas de um sonho.
Sua localização privilegiada no globo garante um clima ameno o ano todo, como se a primavera fosse eterna.

Piscinas Naturais de Seixal – Madeira – Crédito: André Carvalho
Listamos abaixo sete lugares deslumbrantes do arquipélago para você não perder nenhum desses panoramas fantásticos em uma viagem pelo destino. Confira!
Piscinas naturais

Piscinas naturais de Seixal – Madeira – Crédito: André Carvalho
Há diversas piscinas naturais na Ilha da Madeira, formadas por rochas, onde o mar entra naturalmente e a água se mantém calma, sem ondas.
Além do maravilhoso cenário, é também uma oportunidade para curtir dias de sol e tranquilidade.
Fajã dos Padres

Fajã dos Padres – Créditos: Madeira
Fajã é uma pequena extensão de terra à beira-mar e junto de uma rocha ou penhasco.
Esta é um pequeno oásis, acessível apenas por mar ou teleférico, com uma praia de cascalho e águas transparentes com vida marinha intensa, sendo um spot perfeito para snorkeling ou mergulho.
Para quem quer conhecer a fajã a fundo, as antigas edificações locais foram reabilitadas e recebem hóspedes.
Trilha do Caldeirão Verde

Levada do Caldeirão Verde – Francisco Correia
Ao final de uma trilha pelo interior do vale profundo da Ribeira de São Jorge, que passa por túneis escavados na rocha, chega-se a um lago formado por uma queda d’água de cerca de 100 metros, totalmente rodeado por vegetação verde.
Pico do Areeiro

Vereda do Pico do Areeiro – Créditos: Madeira
Terceiro cume mais alto da Madeira, com 1.818 metros de altitude, o Pico do Areeiro tem um visual imperdível, que dá a sensação de estar acima das nuvens.
Acessível de carro, oferece uma vista de partes da ilha como o Curral das Freiras, a Ponta de São Lourenço e, em dias claros, até Porto Santo, outra ilha do arquipélago.
O que fazer em Madeira: passeio no Cais de Ponta do Sol

Cais de Ponta do Sol – Crédito: Francisco Correia
Situado no sul da Madeira, Ponta do Sol é o município mais quente da Madeira, além de ser o lugar onde o sol brilha por mais horas.
O cais tem um visual todo especial, pois é uma construção histórica, com um arco sobre o mar.
O que fazer em Madeira: conhecer o Parque Florestal das Queimadas

Parque Florestal das Queimadas – Crédito: Turismo de Madeira
Este parque é o local perfeito para ver de perto a Floresta Laurissilva, um ecossistema riquíssimo que cobre 20% do território da ilha.
Formada por árvores da família das lauráceas, esta floresta úmida subtropical é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Além das agradáveis trilhas, lá está a casa de abrigo das Queimadas, que mantém as características originais das construções tradicionais da região.
O que fazer em Madeira: visitar os Moinhos de Vento no Porto Santo

Porto Santo Moinhos – Crédito: Francisco Correia
Erguidos há mais de 200 anos, esses moinhos de vento, que ficam em Porto Santo, a outra ilha habitada do arquipélago, são emblemáticos. Coloridos e com vista para a cidade de Vila Baleira e para o mar, são um lugar excelente para uma sessão de fotos.