Jujuy na Argentina: o que fazer nas imediações desta bela cidade no norte

Por Noticia de Viagem
Publicado em: Atualizado em:

Novos destinos e paisagens surpreendentes são tudo o que os viajantes mais procuram para uma experiência renovadora. Por isso mesmo, um lugar que tem atraído atenção é a província de Jujuy, no extremo Norte da Argentina.

Jujuy na Argentina

A região tem visuais impressionantes que vão desde montanhas coloridas até desertos de sal, passando por campos de cactos, ruínas incas e vales verdes onde os turistas passeiam ao lado de simpáticas lhamas.

Jujuy na Argentina: o que fazer nas imediações desta bela cidade no norte

Jujuy na Argentina / Divulgação Inprotur

San Salvador de Jujuy, a capital da província, tem vôos diretos a partir de Buenos Aires, e dali pode-se partir para diversos destinos. Um dos preferidos é Quebrada de Humahuaca, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Trata-se de um grande vale cercado por montanhas que ultrapassam os 3.000 metros de altitude. Nessa região estão preservados não somente a natureza, mas também muito da cultura dos povos que viviam na região antes da chegada dos espanhóis.

As formações geológicas ali são nada menos que espantosas. A região foi sendo moldada ao longo dos séculos com a erosão das montanhas andinas, os movimentos tectônicos e a sedimentação, ao longo de 600 milhões de anos.

O efeito visual de toda essa atividade geológica são paisagens como o Cerro de los Siete Colores (Montanha das Sete Cores), na cidade de Purmamarca, uma localidade que ainda conserva a arquitetura tradicional da região, com casas feitas de adobe e tem uma feira imperdível para quem gosta de artesanato regional.

Jujuy na Argentina: o que fazer nas imediações desta bela cidade no norte

Atrações de Jujuy / Divulgação Inprotur

A cidade que costuma ser escolhida como base para explorar a Quebrada é Tilcara, localizada a 2.465 metros de altitude. Pequena e quieta, Tilcara tem ruínas pré-colombianas que foram restauradas por arqueólogos, vizinhas de paisagens impressionantes com campos de cactos aos pés das montanhas.

É possível fazer passeios pelas trilhas conduzindo as lhamas da mesma maneira que os nativos faziam antes da chegada dos colonizadores, enquanto os guias contam detalhes sobre a cultura local. Uma experiência para quem gosta de viver longe do turismo de massa.

A culinária regional é uma atração à parte, com humitas — que lembram a nossa pamonha, mas são salgadas e levam diversos ingredientes e temperos — e empanadas para todos os gostos.

A 66 km de Tilcara fica um outro destino impressionante e também pouco conhecido dos brasileiros: as Salinas Grandes, um deserto de sal com 212 km2. Elas foram formadas a partir de um lago de água salgada que evaporou há cerca de 5 milhões de anos. O resultado é uma paisagem de imensidão branca impressionante, recortada por olhos d’água azul e temperada por uma paz incomparável.

No início do mês foi inaugurado ali o Pristine Camps, um “glamping” (mistura de “glamour” com “camping”), um tipo de pousada boutique onde o hóspede pode dormir em estruturas high-tech equipadas com cama king size e desfrutar de experiências gastronômicas coordenadas pela chef Mariana Garcia del Rio.

Jujuy na Argentina: o que fazer nas imediações desta bela cidade no norte

Glamping Pristine Camps / Divulgação Pristine Camps

Como chegar: pode-se chegar a San Salvador de Jujuy a partir de diversas cidades brasileiras, fazendo uma conexão em Buenos Aires ou em Córdoba.

Onde ficar: San Salvador de Jujuy é a capital da província e possui opções de grandes hotéis como Howard Johnson e El Arribo, spas como o Termas de Reyes, e até hostels. Tilcara tem hospedagens de qualidade e ótimos preços, entre os quais hotéis como Las Marias, Cerro Chico, Las Terrazas e Patio Alto. Também tem hostels como Waira, Albahaca, Tilcara e Alta Montana. Em Purmamarca há o Manantial del Silencio, uma pousada boutique que já recebeu a rainha da Holanda. Tambem Termas de Reyes, perto de San Salvador. E para quem quer viver uma verdadeira experiência nas Salinas Grandes, há o Pristine Camps.

Onde comer: em San Salvador de Jujuy há restaurantes como o Viracocha, que tem inclusive opções veganas, e o Manos Jujenas Comidas Regionales, que preserva a tradição gastronômica regional. Em Tilcara, há ótimas opções que seguem as tradições regionais, como o Khuska Resto Bar, o El Nuevo Progreso 1917 e o La Picadita.

Leia também

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Aceitar Leia Mais

Politica de Privacidade e Cookies