Hotel Vivood Landscape: sustentabilidade conectando com a natureza

Por Noticia de Viagem

Ecologia, sustentabilidade e bem-estar foram os três princípios que sustentaram o projeto do arquiteto, proprietário e diretor do Vivood Landscape Hotel & 5E Spa, Daniel Mayo. Este jovem valenciano queria lançar um projeto inovador e pioneiro no setor do turismo, e o fez, criando o primeiro “hotel paisagem” na Espanha. O Vivood Landscape Hotel está localizado no meio da natureza na província de Alicante, mais especificamente no Vale do Guadalest, na Espanha. É aí que se localiza a propriedade de quase 81.000 m² que abriga este estabelecimento, um terreno repleto de fauna mediterrânea e rodeado de montanhas.

O hotel Vivood não foi pensado apenas para que o hóspede deixe para trás a rotina ou o estresse, e aproveite o relaxamento e o conforto que o local oferece. O Vivood busca ser uma experiência que agrade em todos os sentidos, onde é possível se conectar e mergulhar na natureza. Para isso, cada detalhe foi pensado e cuidado na hora de desenhar e projetar este hotel. Um dos aspectos mais importantes foi o projeto arquitetônico, para o qual a Guardian Glass contribuiu com suas soluções em vidro.

Para a equipe de arquitetos da Vivood, “por tratar-se do projeto de desenvolvimento de um “hotel paisagem” em um ambiente natural privilegiado, onde a relação direta com o exterior é essencial, o vidro é o material que determina a relação procurada, garantindo as condições de conforto que um hotel exige”. Mayo e sua equipe confiaram à Guardian Glass a tarefa de ser um mediador entre o meio ambiente e o hóspede nos diferentes espaços construídos.

Hotel Vivood Landscape

Hotel Vivood Landscape (Crédito: Alfonso Calza)

Natureza, sustentabilidade e exclusividade

O hotel VIVOOD possui uma infraestrutura que respeita o meio ambiente, é ecologicamente correta e removível. Desde o momento em que era apenas um esboço, seu criador deixou claro que, se o VIVOOD algum dia desaparecesse, não haveria nenhum vestígio ou impacto no ambiente de sua presença. Tudo isso sem abrir mão de instalações que contam com tecnologia de ponta para tornar a estadia ainda mais confortável

O Hotel Vivood Landscape possui trinta e cinco quartos únicos, exclusivos e diferentes. Vinte e cinco suítes duplas e mais dez moradias independentes. Todas elas com um design minimalista, sem deixar de ser vanguardista e luxuosa.

Interior e vistas de uma das suítes duplas da Vivood (Crédito: Amanda González)

Interior e vistas de uma das suítes duplas da Vivood (Crédito: Amanda González)

As suítes são uma espécie de módulos individualizados com cerca de 27 m² que se adaptam ao relevo, sem o alterá-lo ou modificá-lo. Distribuem-se ao longo de vários caminhos naturais que correm ao longo da encosta de uma montanha, a cerca de três metros acima do nível do solo, sobre os quais são sustentados por uma série de pilares metálicos e totalmente integrados ao meio ambiente. Os módulos são constituídos por três painéis de madeira e um painel de vidro Guardian Sun – comercializados pela companhia na Europa – e o acesso é feito por escada ou passarela, dependendo do terreno onde se encontram. Tudo isto significa que cada um tem um design único, influenciado pelo terreno em que se encontra. Uma abordagem pela qual se pretende levar ao cliente a experiência de luxo e conforto num ambiente totalmente natural.

Já as moradias, privadas e independentes uma das outras, tem cerca de 53 m2. Possuem sala de estar, solário, piscina com borda infinita e Jacuzzi exterior aquecida, um quarto com cama 2×2 metros e estão equipadas com tecnologia de automação residencial.

Entre as instalações do hotel, estão disponíveis também piscinas panorâmicas que submergem a paisagem e parecem fundir-se com o horizonte, spa, restaurante, cafeteria e sala de reuniões.

Uma experiência envolvente na natureza próxima ao Hotel Vivood Landscape graças aos vidros Guardian Glass

No Vivood, todos os quartos são elevados acima do nível do solo, voltados para o vale. Uma janela panorâmica, que vai do teto ao chão, está localizada em frente à cama, sendo a única coisa que separa o hóspede da natureza. O mesmo acontece no banheiro. Além disso, o Vivood faz da iluminação natural um carro-chefe, conseguindo criar ambientes mais saudáveis ​​e confortáveis. É neste ponto que a Guardian Glass dá a sua contribuição mais notável, tornando palpável o conceito de “hotel paisagem”, que se funde com o ambiente, graças a um projeto de arquitetura onde, nas suítes, moradias independentes e instalações (restaurante, recepção ou spa), o vidro torna-se moldura de uma vista panorâmica, e o único mediador entre o hóspede e o ambiente sem alterar a sua percepção, conseguindo uma ligação interior-exterior notável. Além disso, é um vidro que funciona como isolante acústico. A equipe de arquitetos da Vivood afirma que “o papel do vidro em um projeto com essa finalidade e essas características é fundamental como elemento arquitetônico”.

Spa com vista panorâmica (Crédito: Alfonso Calza)

Spa com vista panorâmica (Crédito: Alfonso Calza)

O vidro Guardian Sun provou ser o ideal para este projeto, graças ao conforto que proporciona no inverno e no verão em áreas com climas como o Mediterrâneo. É um vidro inteligente, que bloqueia 57% do calor do sol e reduz o sobreaquecimento dos interiores, o que ajuda a manter a temperatura interior amena. Por outro lado, ajuda também a manter o ambiente interno mais aquecido durante o inverno. Tais características contribuem não só para a alcançar o conforto nos ambientes internos, mas também para uma melhor eficiência e economia energética. Algo que se soma ao compromisso com o respeito ao meio ambiente pelo qual este hotel se compromete.

Hotel Vivood Landscape no Brasil

No mercado brasileiro também é possível encontrar soluções similares à aplicada no Hotel Vivood Landscape. Os vidros de controle solar ClimaGuard® SunLight™ e SunGuard® Neutral 70, por exemplo, são fabricados pela Guardian Glass no Brasil e podem ser encontrados em projetos icônicos no País. Os produtos contribuem para economia de energia com uma aparência menos refletiva, com capacidade de bloquear o calor e a radiação solar.

“Os projetos no Brasil podem usufruir dos mesmos benefícios e soluções aplicadas em obras icônicas ao redor do mundo. Nosso time de especialistas auxilia construtoras, processadores e arquitetos em projetos ousados do ponto de vista do design ou de busca de performance”, diz Renato Sivieri, diretor de marketing da Guardian Glass.

Leia também

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, Aceitar Leia Mais

Politica de Privacidade e Cookies