Agenda de Desenvolvimento Sustentável projeta Gramado para as próximas três décadas

Uma Agenda de Desenvolvimento Sustentável apresentou, nesse mês de agosto, parte de seus estudos para a cidade de Gramado. Trata-se da Agenda Estratégica de desenvolvimento Sustentável e de Mobilidade Urbana, que projeta o município para as próximas três décadas.

Agenda de Desenvolvimento sustentável e o futuro de Gramado

“Temos que saber pra onde vamos. Qual é a expressão do nosso desenvolvimento. O que queremos para os nossos jovens. Hoje estamos dando início a esta semeadura. Espero que floresça, seja forte e definitiva na história da nossa cidade. A partir de um trabalho científico estamos encaminhando Gramado para os nossos filhos”, disse o Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, durante a abertura da exposição.

Agenda de Desenvolvimento Sustentável e de Mobilidade de Gramado
Agenda de Desenvolvimento Sustentável e de Mobilidade de Gramado

Parceria com a Cepa Consultoria

Criada em parceria com a Cepa Consultoria, o projeto visa atender desde pontos que Gramado precisa melhorar, como é o caso da mobilidade urbana, até a setores que devem ser mais desenvolvidos, como a internacionalização do turismo, a preservação das belezas naturais, e o fomento ao turismo rural e suas agroindústrias.

 Participação da Comunidade

Durante oito meses, a comunidade teve a oportunidade de participar de três oficinas públicas, onde foram identificadas as dificuldades que se apresentam à nossa cidade e que, em um futuro próximo, podem se tornar insolúveis, e também onde foram propostas soluções para estes problemas.

Plano de Mobilidade Urbana

“Em julho de 2018, mais de 500 mil veículos ingressaram em Gramado, considerando uma médica de três pessoas, dá mais de 50 mil passageiros por dia na cidade. Essa é a prova do sucesso e também o prenúncio da tragédia. A cidade não consegue mais se movimentar”, ressaltou o Prefeito Fedoca.

Segundo o arquiteto e urbanista Dr. Ruben Pesci, que está à frente do trabalho na cidade, a mobilidade é um grandíssimo problema durante alguns períodos do ano, em janeiro, julho e no Natal Luz, mas este não é o problema mais latente. “Eu vi esta cidade vazia durante muitos dias do ano, então algumas soluções que já estão previstas nesta agenda vão melhorar notavelmente a mobilidade urbana no centro, onde estão os maiores problemas. Mas o principal não é esse, há indícios de deterioramento da paisagem e para isso temos que refazer o Plano Diretor para que oriente as construções e urbanizações”, explica ele.

Agenda de Desenvolvimento Sustentável e de Mobilidade de Gramado
Agenda de Desenvolvimento Sustentável e de Mobilidade de Gramado

Modelo internacional no turismo

Para o fomento do turismo, o arquiteto salientou que Gramado deve se tornar um modelo internacional, seguindo a experiência de grandes cidades turísticas do mundo. A criação do Parque das Orquídeas deve colaborar como mais um atrativo da cidade, corroborando com a implantação de teleféricos na sua altura e também voos de balonismo. Estas são algumas das ideias apresentadas na terceira estratégia da Agenda.

PRÓXIMOS PASSOS DA AGENDA

– Grande divulgação pública para que todo conteúdo desta agenda seja de conhecimento de todos cidadãos

– Capacitações dos setores que operam em Gramado

– Aprovação do projeto de lei da Agenda Estratégica e também do Plano de Mobilidade Urbana

– Fortalecimento do sistema de gestão da agenda

 

Mais informações: http://www.gramado.rs.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here