African Week 2018, maior evento Afro já realizado no Brasil

Por Noticia de Viagem

São Paulo recebeu , entre os dias 21 e 25 de maio de 2018, o maior evento Afro de todos os tempos já realizado no país, o African Week. Devido a algumas alterações de logísticas, o evento precisou fazer algumas alterações relacionadas a sua grade de atividades.

African Week

No dia 21, segunda-feira, às 19h30, aconteceu uma coletiva de imprensa no showroom de Preta Nascimento para a apresentação do “Projeto African Week” pelo Centro Cultural Africano. A edição programada para este ano, será realizada em Agosto na capital com local a ser definido pela diretoria do Centro Cultural Africano.

African Week 2018, maior evento Afro já realizado no Brasil.

African Week 2018, maior evento Afro já realizado no Brasil.

Prêmio African Week

O dia 22 foi marcado pela Entrega do Prêmio African Week, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A premiação tem como objetivo parabenizar os grandes destaques da cultura, da música, da arte, dos movimentos sociais e de integração afro brasileiros, artistas, autoridades e celebridades estarão reunidos nesta grande festividade.

Ubuntu African Business

Durante os dias 23 e 24 – aconteceu na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) – o Ubuntu African Business, organizado pela ECOWAS, que proporcionou ricas palestras, discussões e debates para mostrar ao investidor brasileiro os caminhos e vantagens de investir e fazer negócio com a África. Como por exemplo a participação de Embaixadores da Africa do Sul, Egito, Namíbia, Togo, Angola e Nigéria.

Dia da África

Em comemoração ao “Dia da África”, celebrado no dia 25, o African Week recebeu o painel “A importância de ensinar a história e a cultura africanas e da diáspora no Brasil hoje”, que teve como palestrante o Prof. Dr. Kabengele Munanga, especialista em antropologia da população afro-brasileira, atentando-se a questão do racismo na sociedade brasileira. O evento foi realizado no Museu da Imigração do Estado de São Paulo, na Mooca.

Ex África

Fechando a primeira semana de imersão da cultura africana no Brasil, também na sexta-feira, 25, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de São Paulo, trouxe a exposição “Ex Africa”, com mais de 90 obras de 15 artistas de oito países africanos.

Sobre o Centro Cultural Africano

O Centro Cultural Africano é uma organização, sem fins lucrativos, que foi fundado em 1999, pelo nigeriano Otumba (rei) Adekunle Aderonronu, com a missão de fortalecer o intercâmbio entre o Brasil e a África, valorizar a solidariedade, a ética, a esperança, o talento, o respeito, além de manter vivas as tradições culturais africanos e afros descendentes, contribuindo assim o desenvolvimento do patrimônio oral, material e imaterial da humanidade, segundo a UNESCO.

Com a aproximação do Dia dos Namorados, o clima de romance está no ar. Para aproveitar tudo que a data inspira, nada melhor que dicas de Passeios pelo Centro de Portugal. Há muitos lugares românticos espalhados por suas vilas e cidades, com paisagens lindíssimas, excelentes restaurantes e hotéis com charme e conforto singular.

Passeios pelo Centro de Portugal

Para ajudar a montar o seu roteiro para lua de mel, bodas ou mesmo uma escapadinha a dois para celebrar um momento especial, indicamos aqui alguns destinos que vão surpreender, já que lugares românticos no Centro de Portugal realmente não faltam.

Vinhas do Dão - Créditos: Centro de Portugal

Vinhas do Dão – Créditos: Centro de Portugal

Passeio de Moliceiro em Aveiro

Aveiro é conhecida como a “Veneza Portuguesa” por ser cortada por canais, as chamadas rias. Mas não são as gôndolas que circulam pela cidade, e sim barcos conhecidos como moliceiros.

Percorrer os canais urbanos a bordo de um moliceiro, em especial no final da tarde, quando o sol se põe, promete ser uma lembrança incrível da viagem, além de garantir fotos lindíssimas. É um passeio tomado pelo clima romântico.

Ria de Aveiro com seus charmosos barcos - Moliceiros - Créditos: Centro de Portugal

Ria de Aveiro com seus charmosos barcos – Moliceiros – Créditos: Centro de Portugal

Hotel Luz Houses em Fátima

O Luz Houses já se destaca na entrada: um portão que forma um coração escrito ‘luz’ dá as boas-vindas aos visitantes. Abrindo o portão, a mágica acontece. Lá dentro, um hotel boutique super aconchegante é o refúgio ideal para quem busca sossego na sua hospedagem em Fátima, na região do Centro de Portugal.

Inspirado na arquitetura das aldeias tradicionais do século 19 e início do século 20, o hotel é fruto da paixão de seus proprietários pelo design. O resultado é uma atmosfera em que tudo é pensado com extremo cuidado e os hóspedes tratados com muito carinho.

Roteiro de Pedro e Inês em Coimbra

O romance mais marcante da história de Portugal aconteceu no século 14. A lenda de Pedro e Inês é conhecida até hoje como o conto de “Romeu e Julieta” lusitano – com a diferença que os protagonistas desse trágico relato realmente existiram. Atualmente, os lugares onde aconteceram os principais fatos da história tornaram-se pontos turísticos muito procurados.

A Fonte das Lágrimas, a Fonte dos Amores e o Mosteiro de Alcobaça são paradas obrigatórias para aqueles casais que querem conhecer um pouco da história de amor que ecoa até os dias de hoje em Portugal.

Mosteiro de Alcobaça, créditos: Visit Centro de Portugal

Mosteiro de Alcobaça, créditos: Visit Centro de Portugal

Rotas do Vinho

Quem não gosta de degustar um bom vinho com a sua alma gêmea? Com cenários inesquecíveis e patrimônio histórico sem igual, o Centro de Portugal oferece experiências exclusivas para os amantes dos vinhos. Aventure-se pelos roteiros vinícolas na Rota da Vinha e do Vinho do Oeste, a Bairrada ou a famosa região do Dão, onde se produzem vinhos desde o século 12, realizando uma genuína experiência portuguesa.

Águas da Fonte das Lágrimas - Créditos: Visit Centro de Portugal

Águas da Fonte das Lágrimas – Créditos: Visit Centro de Portugal

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto.
Para mais informações, visite www.centerofportugal.com.

Leia também

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar utilizando o site, suponho que está tudo bem para você, AceitarLeia Mais

Politica de Privacidade e Cookies